Discografia para Download: http://maestrorobertoholandabeatles.blogspot.com/p/beatles-download.html
Desde “Please Please Me”, a cada novo disco, os Beatles se mostravam mais evoluídos e exigentes e aqueles quatro rapazes ingênuos aos poucos iam se transformando em músicos experientes e sofisticados.
Desde “Please Please Me”, a cada novo disco, os Beatles se mostravam mais evoluídos e exigentes e aqueles quatro rapazes ingênuos aos poucos iam se transformando em músicos experientes e sofisticados.
O disco “Help!” foi um anúncio de que o rock tomaria novas formas. As letras já se mostravam mais inteligentes, as melodias eram mais elaboradas e as influências da música country e folk se mostravam cada vez mais presentes nos arranjos. Era uma época de mudança na forma de se fazer música.
Enquanto o mundo pensava assim, os Beatles estavam em constante evolução criativa; e agora com mais liberdade, podiam usar os estúdios durante o tempo que quisessem, aproveitando cada vez mais das técnicas de gravação.
Devido à correria das turnês, o novo disco levou aproximadamente um mês para ser produzido, contando ainda com algumas composições da época de “Help!”, mas com uma nova roupagem; mostrando uma nova fase de descobertas, tanto na forma de compor, quanto na maneira de gravar. Em 3 de Dezembro de 1965, chegava às lojas da Inglaterra o disco Rubber Soul, que mais parecia uma coletânea de singles, devido à qualidade das canções, todas de autoria da banda.
Na capa, os Beatles aparecem em uma foto levemente deformada, mostrando uma mudança de comportamento e uma certa despreocupação com a imagem. Paul estava vendo a sequência de slides com a sessão de fotos, quando uma delas apareceu com o ângulo distorcido. Imediatamente ele falou: “É desse jeito que a foto tem que estar!” e completou: “É isso! Rubber Soul!”. John Lennon dizia que era o “disco da maconha”, porque eles estavam com os olhos muito vermelhos.
Em menos de uma semana após o lançamento, Rubber Soul já alcançava o 1º lugar nas paradas, permanecendo por 12 semanas. Nos Estados Unidos, o disco vendeu 1,2 milhões de cópias em apenas 9 dias após o lançamento. O disco americano recebeu o mesmo nome, mas não tinha a mesma seqüência de músicas. Além disso, o título na capa aparecia de outra cor.
Rubber Soul pode muito bem ser considerado o marco inicial do rock experimental. A referência às drogas e temas mais politizados marcam o início da fase progressiva, apresentada nos álbuns seguintes e o rock passa a ser usado como forma de expressão artística. A revolução estava apenas começando…
Nenhum comentário:
Postar um comentário