AGENDA - The BACKBEAT

AGENDA - The BACKBEAT
Beatles Cover

♪ Tradutores

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Faixa a Faixa - Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band

 Discografia para Download: http://maestrorobertoholandabeatles.blogspot.com/p/beatles-download.html

Lado A
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – (Lennon/McCartney)
Gravação: 01,02 de fevereiro, 03 e 06 de março de 1967
O disco começa com o ruído proveniente de um público espectador, que antecede os primeiros riffs de guitarra elétrica ao estilo hard rock da canção que dá título ao disco, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.Faixa-título composta por Paul. A canção dá a ideia de uma apresentação ao vivo, onde a banda é apresentada. O final dela serve de “gancho” para a próxima canção.

With a Little Help From My Friends – (Lennon/McCartney)
Gravação: 29 e 30 de março de 1967
Depois do tema principal, sem pausas nem silêncios, começa "With a Little Help from My Friends", cantada pelo baterista Ringo Starr. Antes da canção começar só se ouve um coro apresentando Billy Shears, referindo-se a um sósia de Paul McCartney que teoricamente teria tomado o lugar do Beatle após um acidente fatal de automóvel. Ringo começa então a cantar "With a Little Help from My Friends", de autoria de Paul McCartney com colaboração de John na letra. "With A Little Help From My Friends" tornar-se-ia a número 1 nas paradas de sucesso em uma regravação com Joe Cocker um ano mais tarde.Composição de John e Paul chamada originalmente de “Bad Finger Boogie”. Ringo canta, representando “Billy Shears”, que é apresentado no final da faixa anterior.

Lucy in the Sky With Diamonds – (Lennon/McCartney)
Gravação: 01 e 02 de março de 1967
Apesar de tantas controvérsias, a ideia da composição foi tirada do desenho de Julian, filho de John e as iniciais formando LSD é pura coincidência. Pelo menos é o que o próprio John garantia. Paul toca também um cravo com seu timbre modificado. A psicodélica melodia foi alterada ao extremo que se pensa que cada nota está com uma velocidade superior ou inferior à anterior. Devido a suposta menção às drogas, a faixa foi banida pela BBC. Na época John e George Harrison já haviam experimentado LSD, mas em julho de 1967 Paul declarou na imprensa que também havia experimentado a droga. Em 2004, Paul McCartney disse em uma entrevista que "Lucy In The Sky With Diamonds" realmente era sobre LSD.


Getting Better – (Lennon/McCartney)
Gravação: 09, 10, 21 e 23 de março de 1967
Paul compôs a música inspirado na frase de Jimmy Nicol, o baterista que substituiu Ringo em alguns shows da turnê de 1964. George Harrison toca um instrumento indiano chamado Tamboura e Ringo toca bongôs. Esta canção mudaria as estruturas básicas do rock, tranformando-o em algo totalmente novo. Com sua constante guitarra, a música fala de esperança em algo novo. "Getting Better" é outro tema que mudaria as estruturas básicas do rock para transformá-las em algo totalmente novo. Neste título se evidencia, na letra, o contraste das atitudes de Lennon e McCartney.

Fixing a Hole – (Lennon/McCartney)
Gravação: 09 e 21 de fevereiro de 1967
Composição de Paul, que também toca cravo na gravação. A canção começou a ser gravada nos Regent Sound Studios, já que o Abbey Road estava ocupado no dia. Apesar de muitos acharem que se tratava do uso de heroína, a música fala sobre uma fazenda que Paul havia comprado recentemente e estava em reformas. "Fixing a Hole" parece ter sido influenciada pela época dos anos 20 ou 30, ainda que possuísse também algo inovador, como a combinação de guitarras e teclado e a capacidade de McCartney de alternar entre harmonias.

She’s Leaving Home – (Lennon/McCartney)
Gravação: 17 e 20 de março de 1967
Maior parte da composição é de Paul, embora John tenha dado uma ajuda. Só Paul e John cantam e os arranjos foram feitos por Mike Leander, porque George Martin não podia na ocasião e Paul não quis esperar. Martin declarou ter ficado chateado com Paul por isso. Muitos críticos de música comparam esta canção a grandes obras clássicas. Dizem que a ideia de compô-la surgiu de uma notícia que contava a história de uma jovem que fugiu de seu lar para poder viver com seu namorado, mas esta verdadeira história não durou muito tempo já que a jovem voltou para casa na semana seguinte.

Being For The Benefit Of Mr. Kite – (Lennon/McCartney)
Gravação: 17, 20 de fevereiro, 28, 29 e 31 de março de 1967
A letra da música é quase toda retirada de um cartaz de 1843 que anunciava as atrações de um circo e remete a um grande circo, com clavicordes, órgãos, uma bateria hipnótica, voz nasal e fria de Lennon, com possivelmente uma das melhores atmosferas jamais criadas por um produtor. Lennon declarou que essa composição serviu apenas para cumprir com seu trabalho no disco. Durante o processo de gravação, George Martin teve que atender ao pedido de John, que queria que determinado trecho da música tivesse “cheiro” de serragem.




Lado B
Within You Without You – (Harrison)
Gravação: 15, 22 de março, 03 e 04 de abril de 1967
Única composição de George para o disco. Só ele participa da gravação, cantando e tocando cítara. Outros músicos indianos participam da gravação. A canção fala de Deus e de amor, exaltando o lado espiritual do Beatle místico. George Harrison, com sua sitar e acompanhamento de violinos com escalas orientais enquanto com sua voz nos fala de Deus, das pessoas e de amor. Só há a participação do próprio autor na gravação. Ela é acompanhada por músicos indianos e é baseada na música de Ravi Shankar. Foi a única composição de George a entrar no disco; ele também compôs e gravou "Only A Northern Song", que acabou ficando de fora e entrando no disco Yellow Submarine

When I’m Sixty Four – (Lennon/McCartney)
Gravação: 06, 08, 20 e 21 de dezembro de 1966
Paul tinha essa composição quase toda pronta e foi feita em homenagem ao seu pai. Os clarinetes foram gravados por músicos contratados. "When I'm Sixty-Four" é uma obra típica de McCartney, mostra uma história sobre o amor eterno, com ar de cabaret, devido ao uso de clarinetes, que a faz única e inconfundível, sem deixar de ser puramente ingênua. Esta canção foi escrita por McCartney na sua adolescência. Foi a primeira faixa a ser gravada para o disco.


Lovely Rita – (Lennon/McCartney)
Gravação: 23, 24 de fevereiro, 07 e 21 de março de 1967
Outra composição de Paul, homenageando as controladoras de parquímetros. George Martin toca o piano Honky Tonk. É um pop renovado em contraste com a canção anterior, com excelentes pianos e vozes de McCartney e Lennon. Conta a história de Rita, uma "Meter Maid" (controladora de parquímetros). Este tema contém uma misteriosa mensagem aludindo a suposta morte de Paul McCartney. A lenda da morte do músico dizia que ele havia morrido em um acidente de carro (por isso muitas de suas canções fazem alusão a este dia e esta data), não notando que as luzes do semáforo mudaram por estar olhando para uma inspectora de parquímetros (em inglês, Meter Maid). Esta mensagem encontra-se, supostamente, na última canção do álbum, ainda que realmente não se saiba ao certo sobre a lenda da morte de McCartney e sua substituição por William Campbell (de nome artístico Billy Shears).

Good Morning Good Morning – (Lennon/McCartney)
Gravação: 08, 16 de fevereiro, 13, 28 e 29 de março de 1967
John se inspirou em um comercial de sucrilhos. É ele quem canta. Paul faz os solos de guitarra. A banda Sound Incorporated gravou os saxofones e trombones e os sons de animais foram tirados de fitas que a gravadora tinha. "Good Morning Good Morning" começa com um galo cantando anunciando o amanhecer, para dar lugar a uma canção um tanto rara e acelerada. Foi idealizada por Lennon a partir de um aviso de cereais de milho Kellogg's, uma conhecida marca identificada por um galo. No final foram incorporados uma série de ruídos de animais que aparentemente comem uns aos outros. O solo da canção foi feito por McCartney, e sua guitarra usada foi uma Fender Esquire. O solo possui características de hard rock e heavy metal, devido a sua rapidez e peso. Com o ruído do galo passa-se à canção seguinte.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise) – (Lennon/McCartney)
Gravação: 01 de abril de 1967
A versão “reprise” da faixa-título tem uma pegada mais pesada, somando-se uma guitarra que a faz inconfundível e mantém um ritmo hard rock. e serve como um anúncio do final do show. Uma espécie de encerramento do concerto da “Banda do Clube de Corações Solitários do Sargento Pimenta”. Após essa faixa, vem o bis.

A Day In The Life – (Lennon/McCartney)
Gravação: 21 de abril de 1967
John compôs a canção inspirado numa notícia sobre os buracos de Lancashire. Seu título provisório era “In The Life Of…”. Uma orquestra com 40 músicos de estúdio surge em um ascendente ruído sinfônico até chegar às notas mais agudas possíveis para quebrar em um pedaço cantado e escrito por Paul McCartney, dando um clima de aflição que toma conta da canção. Um despertador acionado por Mal Evans interrompe a música e Paul surge com uma nova música, até que John aparece novamente e a orquestra encerra a canção, de forma ainda mais presente e parando bruscamente. O último acorde, que dura quase um minuto, é tocado em um piano a 8 mãos. Em seguida, surge a famosa nota em alta freqüência, que só cães conseguem ouvir. Após o final da faixa, uma gravação ao contrário, contendo conversas e risos, fica sendo repetida no último sulco do vinil. Isso fazia com que o ouvinte rodasse o LP ao contrário para tentar decifrar o que era dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


♪ Compartilhe

Bookmark and Share


♪ Listen To The Music Playing In Your Head