AGENDA - The BACKBEAT

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By Ferramentas Blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Faixa a Faixa - Revolver

Discografia para Download: http://maestrorobertoholandabeatles.blogspot.com/p/beatles-download.html

Lado A
Taxman – (Harrison)
Gravação: 21, 22 de abril e 16 de maio de 1966
George abre o disco com uma canção-protesto, falando sobre a cobrança de impostos. Segundo a letra, até pra morrer é preciso pagar ao governo. O “Mr. Wilson” citado na canção era Harold Wilson, Primeiro Ministro Inglês do Partido Trabalhista. E “Mr. Heath”, era Edward Heath, líder da oposição do Partido Conservador. Na época, os Beatles estavam assustados e inconformados com as altas taxas cobradas sobre tudo que eles faturavam. Apesar de ser uma canção da década de 60, ainda hoje é muito atual. Não só pela letra, mas também pelos arranjos muito vigorosos. Paul se destaca, tocando contra-baixo e guitarra solo.

Eleanor Rigby – (Lennon/McCartney)
Gravação: 28, 29 de abril e 06 de junho de 1966
A cada disco, Paul nos surpreende com uma belíssima balada. Repetindo o feito de Yesterday, somente ele participa da gravação, acompanhado por 8 músicos de estúdio que executam o incrível arranjo de George Martin. Paul McCartney diz que a inspiração pra canção surgiu da vitrine de uma loja chamada “Daisy Hawkins”; mas alguns anos mais tarde, foi encontrado um túmulo onde uma mulher chamada Eleanor Rigby havia sido enterrada. Curiosamente, ele e John costumavam passar por este cemitério, mas Paul garante que não se lembrava desse detalhe.

I’m Only Sleeping  – (Lennon/McCartney)
Gravação: 27, 29 abril, 05 e 06 de maio de 1966
A composição de John é uma das provas do experimentalismo que a banda estava desenvolvendo. Guitarras foram colocadas ao contrário. Ou seja, após gravar o instrumento, a fita foi incluída de trás para frente; transformando a canção em uma das mais psicodélicas gravações. Outro detalhe está na gravação da voz de John, que foi acelerada, ganhando uma nova característica.

Love You To – (Harrison)
Gravação: 11 e 13 de abril de 1966
Outra canção de George. Desta vez, mostrando seu amor pela cultura oriental. Só ele participou da gravação, cantando e tocando cítara, acompanhado pelo músico indiano Anil Bhagwat, que toca tabla. A belíssima canção influenciou várias outras bandas que passaram a acrescentar instrumentos indianos às suas gravações.

Here, There and Everywhere – (Lennon/ McCartney)
Gravação: 14, 16 e 17 de junho de 1966
Uma das mais lindas canções dos Beatles. Composta por Paul, que faz a voz principal. John e George fazem os belos vocais que dão o charme à canção.

Yellow Submarine – (Lennon/ McCartney)
Gravação: 26 de maio e 01 de junho de 1966
Composição de John e Paul, feita exclusivamente para Ringo cantar. A gravação ainda contou com diversos “overdubs”, incluindo os sons de orquestras, ondas do mar e falas que complementam a música. No coro final, George Martin, Neil Aspinall, Mal Evans e Geoff Emerick se juntam aos Beatles. Anos mais tarde, esta música ainda seria tema do psicodélico desenho animado da banda.

She Said She Said – (Lennon/McCartney)
Gravação: 21 de Junho de 1966
Mais uma composição de John sobre o uso de drogas. Inicialmente, a canção se chamava “He Said He Said” e foi baseada no comentário do ator Peter Fonda, que após tomar LSD, falou “Eu sei como é estar morto”. Depois de uma discussão com John Lennon, Paul saiu do estúdio, abandonando a sessão de gravação e levando George Harrison a tocar contra-baixo na canção. Após as gravações, George ainda não estava satisfeito com as guitarras e decidiu gravar mais uma. O problema é que não havia mais canais disponíveis para gravação e a única solução encontrada foi gravar no mesmo canal de outra guitarra que já estava gravada. Porém, o engenheiro de gravação, Geoff Emerick alertou George Harrison que se houvesse o menor erro, tudo que havia sido gravado naquele canal estaria perdido. George disse: “Pois eu não vou errar!” e ao final da gravação brincou: “Não falei que não ia errar?”.

Lado B
Good Day Sunshine – (Lennon/McCartney)
Gravação: 08 e 09 de junho de 1966
Composição de Paul, que também toca piano na gravação. Esse piano teve sua velocidade alterada, para obter o efeito desejado.

And Your Bird Can Sing – (Lennon/McCartney)
Gravação: 26 de abril de 1966
Por incrível que pareça, John nunca gostou dessa sua composição. Seu vocal principal é acompanhado pelos backing vocals de Paul e George.

For No One – (Lennon/McCartney)
Gravação: 09, 16 e19 de maio de 1966
Balada de Paul McCartney para sua namorada, Jane Asher. Inicialmente se chamaria “What Did I Die?”. Paul é acompanhado somente por Ringo na bateria e um músico chamado Alan Civil, que tocava da Orquestra Filarmônica de Londres, tocando “French Horn”, uma espécie de trompa. Paul, além de cantar, toca contra-baixo, piano e cravo.

Dr. Robert – (Lennon/McCartney)
Gravação: 17 e 19 de abril de 1966
Composição de John com uma ajuda de Paul. A letra fala de um “doutor” que receitava pílulas para os clientes se sentirem melhor. Imagina-se que a canção seja inspirada no doutor Robert Freymann, que receitava anfetamina para alguns artistas. Outros garantes que se trata do físico americano, Dr. Charles Roberts ou até mesmo o músico Bob Dylan, já que seu nome verdadeiro é Robert Zimmerman. Mas John desconversava e dizia que o “Robert” da canção era ele mesmo: “Eu era o único que carregava todas as pílulas nas excursões…”

I Want To Tell You – (Harrison)
Gravação: 02 e 03 de junho de 1966
George emplaca sua 3ª canção no disco. Paul toca o piano que deixa a música ainda mais marcante. A música fala da velocidade do pensamento em relação à lentidão da fala e da escrita. Além de sua dificuldade em se expressar em um momento que vivia uma avalanche de pensamentos. George se mostra cada vez mais maduro como compositor.

Got To Get You Into My Life – (Lennon/McCartney)
Gravação: 08 ,11 de abril, 18 de maio e 17 de junho de 1966
Composição de Paul, totalmente inspirada na música negra dos anos 60. Os músicos Ian Hammer, Les Cordon, Eddie Thornton, Alan Branscombe e Peter Coe tocam os instrumentos de sopro na canção feita em “homenagem” à maconha.

Tomorrow Never Knows – (Lennon/McCartney)
Gravação: 06, 07 e 22 de abril de 1966
A última canção do disco foi a primeira a ser gravada e é a mais experimental do álbum. Inicialmente chamada de “The Void”, em seguida de “Mark I”, até John decidiu finalmente usar mais uma das frases de Ringo: “Amanhã nunca se sabe”. Trata-se de uma colagem de sons que acompanha a bateria de Ringo e instrumentos que formam uma base somente no acorde de Dó Maior. A letra foi inspirada no “Livro Tibetano dos Mortos” de Timothy Leary. John e Paul estavam fascinados por colagens de sons, feitas a partir de fitas de gravação, que eram misturadas aleatoriamente e emendadas uma a uma. O “efeito” no vocal de John foi produzido a partir de um speaker “Leslie”, servindo como um filtro e modificando o timbre de sua voz. Isso, segundo John, era para parecer como um monge falando do alto de um monte. O resultado é uma das canções mais psicodélicas e revolucionárias dos Beatles.

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