Discografia para Download: http://maestrorobertoholandabeatles.blogspot.com/p/beatles-download.html
Lado A
Magical Mystery Tour – (Lennon/McCartney)
Gravação: 25, 26, 27 de abril, 03 de Maio e 07 de novembro de 1967
Composição de Paul para a abertura do filme. Boa parte da canção foi gravada antes mesmo do lançamento de “Sgt. Pepper’s”. Os sopros foram feitos por músicos contratados e os backing vocals tiveram a velocidade alterada. Paul toca piano, além do contra-baixo.
The Fool on the Hill – (Lennon/McCartney)
Gravação: 25, 26, 27 de setembro, 20 e 25 de outubro de 1967
Outra grande balada de Paul, que além de cantar, também toca piano. Diz a lenda que Paul passeava com sua sheepdog Martha e seu amigo Alistair Taylor. Paul notou que Martha havia desaparecido então ele olhou a sua volta e viu um homem de casaco de chuva. Ao achar Martha, comentou com ele sobre a vista da montanha. Ao menor descuido de Paul, o homem sumiu misteriosamente. Este acontecimento serviu de inspiração para a música. As flautas da gravação foram feitas por 3 músicos contratados.
Flying – (Lennon/McCartney/Harrison/Starr)
Gravação: 08 de setembro de 1967
A primeira canção instrumental da discografia oficial dos Beatles leva o nome dos 4 integrantes, a segunda seria "Dig It" do álbum Let It Be. Originalmente chamada de “Aerial Tour Instrumental”, a canção conta com mellotron, guitarra, baixo, maracas e bateria. Mais tarde ainda foram acrescentados os loops de fitas em overdub.
Blue Jay Way – (Harrison)
Gravação: 06, 07 de setembro e 06 de outubro de 1967
Canção composta por George Harrison enquanto esperava seu amigo Derek Taylor chegar a um chalé que eles haviam alugado na Califórnia, numa rua chamada “Blue Jay Way”. Na gravação, foram acrescentados alguns efeitos na voz de George, no órgão, tocado por Paul e na bateria de Ringo. Os sons estranhos que aparecem ao longo da canção são trechos da mesma música, tocados de trás para frente. O Cello foi tocado por um músico contratado.
Your Mother Should Know – (Lennon/McCartney)
Gravação: 22, 23 de agosto e 29 de setembro de 1967
Composição de Paul, que além de cantar, também toca piano. A canção teve boa parte de sua gravação nos estúdios Chappell.
I Am the Walrus – (Lennon/McCartney)
Gravação: 05 ,06, 27 e 29 de setembro de 1967
Uma das melhores composições de John Lennon, que se inspirou no barulho de uma sirene que passava em frente à sua casa. É ele quem toca o mellotron. Um excelente trabalho também de George Martin, que mais uma vez, mostra seu entrosamento com a banda, abusando dos efeitos no vocal, mistura de conversas (feitas pelo grupo “Mike Sammes Singers”, que também participam do coro no final), trechos de rádio (frases de “Rei Lear”, de Sheakespeare, que foi transmitido pela rádio BBC), além de 12 músicos contratados para as cordas. O resultado é uma das mais psicodélicas canções dos Beatles. Com letra sem sentido, foi feita para confundir pessoas que tentavam analisar suas músicas.
Lado B
Hello, Goodbye – (Lennon/McCartney)
Gravação: 02, 19, 20, 25 de outubro e 02 de novembro de 1967
Lado A do single com “I Am the Walrus”, que chegou ao topo das paradas em 06 de dezembro e não deixou que o EP da trilha do filme passasse do 2º lugar. A canção composta por Paul não foi incluída no filme e entrou no lado B do disco. Os violinos foram tocados por músicos contratados. John, depois da separação do grupo, disse que se sentia desconfortável porque suas melhores músicas foram lado B de músicas que o mesmo considerava sem muito valor, como neste caso.
Strawberry Fields Forever – (Lennon/McCartney)
Gravação: 29 de novembro, 08, 09, 10, 21 e 22 de dezembro de 1966
Integrou o single de dois lados “A” (com “Penny Lane”), lançado antes mesmo de “Sgt. Pepper’s”. A canção composta por John enquanto participava das filmagens de “How I Won The War” foi inspirada em um abrigo do Exército da Salvação, localizado em Liverpool, numa rua bem próxima à casa em que John morava com sua tia “Mimi”. Em sua infância, John Lennon costumava brincar no local e a música lembra esses momentos. A canção contou com várias tomadas, feitas em ocasiões diferentes. John não se contentava com o resultado das gravações, até que decidiu juntar as duas tomadas que mais tinha gostado. George Martin foi o responsável por toda a produção, tendo que acelerar uma tomada e reduzir a velocidade de outra, para que as duas se encaixassem, dando esse resultado que conhecemos. O mellotron é tocado por Paul, enquanto George Harrison toca a tabla harp. Paul e George ainda tocam um tímpano. Músicos contratados tocam as cordas e os sopros.
Penny Lane – (Lennon/McCartney)
Gravação: 29, 30 de dezembro de 1966, 04, 06, 09, 10, 12 e 17 de janeiro de 1967
Composição de Paul que integrou o single com “Strawberry Fields Forever”. A letra fala de uma rua que Paul costumava passar na sua infância. Local onde John cresceu, morando na casa de sua tia Mimi. John sempre destacava este fato: "eu fui o único Beatle a morar em Penny Lane". As cordas e os sopros foram gravados por músicos contratados e Paul toca o piano. David Manson tocou trumpete na música, os Beatles lançaram um filme promocional que não foi filmado em Liverpool mas sim em Londres. Apesar de George Martin considerá-lo o melhor single dos Beatles, o lançamento não passou do 2º lugar.
Baby You’re A Rich Man – (Lennon/McCartney)
Gravação: 11 de maio de 1967
Lançada originalmente como o lado B do single com “All You Need Is Love”, a canção mistura duas composições diferentes; uma de John e outra de Paul. Mais uma vez, não foram usados os estúdios Abbey Road e sim os Olympic Studios. A gravação conta com Brian Jones, dos Rolling Stones, tocando oboé.
All You Need Is Love – (Lennon/McCartney)
Gravação: 14, 19, 23, 24 e 25 de junho de 1967
A canção foi escrita por John Lennon especialmente para o programa “Our World”, na primeira apresentação via-satélite, exibida em 25 de junho de 1967. Boa parte das gravações foram feitas no Olympic Studios e foi concluída no Abbey Road. O piano é tocado por George Martin e contrataram uma orquestra para acompanhá-los. Vários artistas participaram do coro. Entre eles, podemos ver Mick Jagger e Keith Richards (ambos dos Rolling Stones), Keith Moon (da banda The Who), Marianne Faithfull, Eric Clapton, e Graham Nash além de Mike McCartney (irmão de Paul), Jane Asher (namorada de Paul), Patti Harrison (mulher de George) entre outros. A transmissão foi feita para 26 países e atingiu 350 milhões de espectadores. Segundo George Martin a música era uma mensagem dos Beatles ao mundo que dizia que o "amor é tudo".
Lado A
Magical Mystery Tour – (Lennon/McCartney)
Gravação: 25, 26, 27 de abril, 03 de Maio e 07 de novembro de 1967
Composição de Paul para a abertura do filme. Boa parte da canção foi gravada antes mesmo do lançamento de “Sgt. Pepper’s”. Os sopros foram feitos por músicos contratados e os backing vocals tiveram a velocidade alterada. Paul toca piano, além do contra-baixo.
The Fool on the Hill – (Lennon/McCartney)
Gravação: 25, 26, 27 de setembro, 20 e 25 de outubro de 1967
Outra grande balada de Paul, que além de cantar, também toca piano. Diz a lenda que Paul passeava com sua sheepdog Martha e seu amigo Alistair Taylor. Paul notou que Martha havia desaparecido então ele olhou a sua volta e viu um homem de casaco de chuva. Ao achar Martha, comentou com ele sobre a vista da montanha. Ao menor descuido de Paul, o homem sumiu misteriosamente. Este acontecimento serviu de inspiração para a música. As flautas da gravação foram feitas por 3 músicos contratados.
Flying – (Lennon/McCartney/Harrison/Starr)
Gravação: 08 de setembro de 1967
A primeira canção instrumental da discografia oficial dos Beatles leva o nome dos 4 integrantes, a segunda seria "Dig It" do álbum Let It Be. Originalmente chamada de “Aerial Tour Instrumental”, a canção conta com mellotron, guitarra, baixo, maracas e bateria. Mais tarde ainda foram acrescentados os loops de fitas em overdub.
Blue Jay Way – (Harrison)
Gravação: 06, 07 de setembro e 06 de outubro de 1967
Canção composta por George Harrison enquanto esperava seu amigo Derek Taylor chegar a um chalé que eles haviam alugado na Califórnia, numa rua chamada “Blue Jay Way”. Na gravação, foram acrescentados alguns efeitos na voz de George, no órgão, tocado por Paul e na bateria de Ringo. Os sons estranhos que aparecem ao longo da canção são trechos da mesma música, tocados de trás para frente. O Cello foi tocado por um músico contratado.
Your Mother Should Know – (Lennon/McCartney)
Gravação: 22, 23 de agosto e 29 de setembro de 1967
Composição de Paul, que além de cantar, também toca piano. A canção teve boa parte de sua gravação nos estúdios Chappell.
I Am the Walrus – (Lennon/McCartney)
Gravação: 05 ,06, 27 e 29 de setembro de 1967
Uma das melhores composições de John Lennon, que se inspirou no barulho de uma sirene que passava em frente à sua casa. É ele quem toca o mellotron. Um excelente trabalho também de George Martin, que mais uma vez, mostra seu entrosamento com a banda, abusando dos efeitos no vocal, mistura de conversas (feitas pelo grupo “Mike Sammes Singers”, que também participam do coro no final), trechos de rádio (frases de “Rei Lear”, de Sheakespeare, que foi transmitido pela rádio BBC), além de 12 músicos contratados para as cordas. O resultado é uma das mais psicodélicas canções dos Beatles. Com letra sem sentido, foi feita para confundir pessoas que tentavam analisar suas músicas.
Lado B
Hello, Goodbye – (Lennon/McCartney)
Gravação: 02, 19, 20, 25 de outubro e 02 de novembro de 1967
Lado A do single com “I Am the Walrus”, que chegou ao topo das paradas em 06 de dezembro e não deixou que o EP da trilha do filme passasse do 2º lugar. A canção composta por Paul não foi incluída no filme e entrou no lado B do disco. Os violinos foram tocados por músicos contratados. John, depois da separação do grupo, disse que se sentia desconfortável porque suas melhores músicas foram lado B de músicas que o mesmo considerava sem muito valor, como neste caso.
Strawberry Fields Forever – (Lennon/McCartney)
Gravação: 29 de novembro, 08, 09, 10, 21 e 22 de dezembro de 1966
Integrou o single de dois lados “A” (com “Penny Lane”), lançado antes mesmo de “Sgt. Pepper’s”. A canção composta por John enquanto participava das filmagens de “How I Won The War” foi inspirada em um abrigo do Exército da Salvação, localizado em Liverpool, numa rua bem próxima à casa em que John morava com sua tia “Mimi”. Em sua infância, John Lennon costumava brincar no local e a música lembra esses momentos. A canção contou com várias tomadas, feitas em ocasiões diferentes. John não se contentava com o resultado das gravações, até que decidiu juntar as duas tomadas que mais tinha gostado. George Martin foi o responsável por toda a produção, tendo que acelerar uma tomada e reduzir a velocidade de outra, para que as duas se encaixassem, dando esse resultado que conhecemos. O mellotron é tocado por Paul, enquanto George Harrison toca a tabla harp. Paul e George ainda tocam um tímpano. Músicos contratados tocam as cordas e os sopros.
Penny Lane – (Lennon/McCartney)
Gravação: 29, 30 de dezembro de 1966, 04, 06, 09, 10, 12 e 17 de janeiro de 1967
Composição de Paul que integrou o single com “Strawberry Fields Forever”. A letra fala de uma rua que Paul costumava passar na sua infância. Local onde John cresceu, morando na casa de sua tia Mimi. John sempre destacava este fato: "eu fui o único Beatle a morar em Penny Lane". As cordas e os sopros foram gravados por músicos contratados e Paul toca o piano. David Manson tocou trumpete na música, os Beatles lançaram um filme promocional que não foi filmado em Liverpool mas sim em Londres. Apesar de George Martin considerá-lo o melhor single dos Beatles, o lançamento não passou do 2º lugar.
Baby You’re A Rich Man – (Lennon/McCartney)
Gravação: 11 de maio de 1967
Lançada originalmente como o lado B do single com “All You Need Is Love”, a canção mistura duas composições diferentes; uma de John e outra de Paul. Mais uma vez, não foram usados os estúdios Abbey Road e sim os Olympic Studios. A gravação conta com Brian Jones, dos Rolling Stones, tocando oboé.
All You Need Is Love – (Lennon/McCartney)
Gravação: 14, 19, 23, 24 e 25 de junho de 1967
A canção foi escrita por John Lennon especialmente para o programa “Our World”, na primeira apresentação via-satélite, exibida em 25 de junho de 1967. Boa parte das gravações foram feitas no Olympic Studios e foi concluída no Abbey Road. O piano é tocado por George Martin e contrataram uma orquestra para acompanhá-los. Vários artistas participaram do coro. Entre eles, podemos ver Mick Jagger e Keith Richards (ambos dos Rolling Stones), Keith Moon (da banda The Who), Marianne Faithfull, Eric Clapton, e Graham Nash além de Mike McCartney (irmão de Paul), Jane Asher (namorada de Paul), Patti Harrison (mulher de George) entre outros. A transmissão foi feita para 26 países e atingiu 350 milhões de espectadores. Segundo George Martin a música era uma mensagem dos Beatles ao mundo que dizia que o "amor é tudo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário