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Lado A
Drive My Car – (Lennon/McCartney)
Gravação: 13 de Outubro de 1965
Composição de Paul que além de dividir os vocais principais com John, também toca piano e contra-baixo. Muito bem escolhida para ser a faixa de abertura. Com um ritmo marcante e uma ótima linha de baixo; além da bela execução de George, se aperfeiçoando cada vez mais como guitarrista. Diz a lenda que Paul escreveu uma música que dizia: “I can give you golden rings; I can give you anything.” (“eu posso te comprar um anel de ouro, eu posso te dar qualquer coisa”). John Lennon lembrou que a letra lembrava “Can’t Buy Me Love”. Depois que surgiu “Drive My Car”, Paul confessou: “Na verdade, não entendo de carros. Se tenho que ir a um mecânico, só digo a ele: – Bem… eu acho que não tá muito bom…”
Norwegian Wood (This Bird Has Flown) – (Lennon/McCartney)
Gravação: 21 de Outubro de 1965
Composição de John, com uma pequena ajuda de Paul. A letra fala de um caso que John teve na época em que ainda era casado com Cynthia. George disse que estava procurando um timbre diferente para essa gravação. Não sabia o que usar até que encontrou uma sitar (ou “sítara”) no depósito da EMI. Foi a primeira vez que ele usou o instrumento indiano numa gravação. O gosto pela música e pelos instrumentos indianos pouco depois faria George se aproximar da religião oriental, adotando-a como sua filosofia de vida.
You Won’t See Me – (Lennon/McCartney)
Gravação: 11 de Novembro de 1965
Composição de Paul, que além de cantar e tocar contra-baixo, ainda faz o piano. A letra foi feita para Jane Asher, então namorada de Paul. Jane na época não retornava suas ligações telefônicas, ignorando-o. John faz os backing vocals e toca pandeiro. O órgão Hammond é tocado por Mal Evans.
Nowhere Man – (Lennon/McCartney)
Gravação: 21 e 22 de Outubro de 1965
Composição de John, feita com urgência. Na falta de inspiração para criar a canção, John Lennon se viu como um “homem de lugar nenhum”. Esse foi o primeiro passo para a criação de uma das músicas mais belas e filosóficas dos Beatles. Belíssimo arranjo de 3 vozes, feitas por John, Paul e George, mostrando a nova fase em que a banda estava.
Think for Yourself – (Harrison)
Gravação: 08 de Novembro de 1965
Composição que serviria de ponto de partida para as letras mais filosóficas de George Harrison. Paul McCartney usou seu baixo Rickenbacker com “Fuzz”, dando o som distorcido que marcou a canção.
The Word – (Lennon/McCartney)
Gravação: 10 de Novembro de 1965
Composta por John Lennon com o auxílio de Paul, a canção com um ritmo diferente trata da palavra “Amor” em um conceito universal, sendo adotado pelo movimento Hippie que ainda estava começando a surgir. Mais tarde, John comentou que a letra foi feita sob efeito do uso de maconha. George Martin é quem toca o Harmonium.
Michelle – (Lennon/McCartney)
Gravação: 03 de Novembro de 1965
A notável balada de Paul é a segunda música mais regravada no mundo, ficando atrás de uma outra composição sua, “Yesterday”.
A pedido de John Lennon, Paul resgatou uma composição sua que tinha um toque francês, mas ainda não estava concluída. Ele pediu então uma ajuda à esposa de Ivan Vaugh (o mesmo que havia apresentado Paul a John, em 1957), que era professora de francês.
Lado B
What Goes On – (Lennon/McCartney/Starkey)
Gravação: 04 de Novembro de 1965
Primeira canção que trás Ringo como um dos compositores. O baterista usou uma antiga composição de John e adaptou ao seu estilo. O country não chega a ser ruim, mas em meio às outras canções do disco, esta ficou quase que esquecida.
Girl – (Lennon/McCartney)
Gravação: 11 de Novembro de 1965
Composição de John que fala sobre uma mulher irreal. Na letra, algumas referências ao cristianismo são mostradas, além da brincadeira de Paul e George, cantando “tit, tit, tit, tit…” nos backing vocals.
I’m Looking Through You – (Lennon/McCartney)
Gravação: 10 e 11 de Novembro de 1965
Outra composição de Paul que fala do abandono de sua namorada, Jane Asher. Paul toca guitarra, além de usar o seu contra-baixo Rickenbacker e Ringo toca o órgão Hammond, além da bateria. Paul chegou a gravar guitarra, coisa que ele só passou a fazer com frequencia nas músicas dos albuns futuros.
In My Life – (Lennon/McCartney)
Gravação: 18 e 22 de Outubro de 1965
Uma das mais belas músicas dos Beatles, composta em sua maior parte por John Lennon. Paul McCartney diz que ajudou em boa parte da melodia, contrariando John Lennon, que após a separação da banda, disse que fez tudo sozinho. O incrível solo de piano, em estilo barroco, é feito por George Martin, que em 1998 lançou um disco chamado “Im my life”, com Sean Connery regravando a canção.
Wait – (Lennon/McCartney)
Gravação: 17 de Junho e 11 de Novembro de 1965
Composição de John e Paul que começou a ser gravada ainda nas sessões de “Help!”, mas foi deixada de lado para só ser finalizada mais tarde.
If I Needed Someone – (Harrison)
Gravação: 16 e 18 de Outubro de 1965
Outra composição de George, que faz o vocal principal. O riff da guitarra serviu de inspiração para mais tarde compor “Here Comes the Sun”. John e Paul fazem os backing vocals e Geroge Martin toca o Harmonium
Run for Your Life – (Lennon/McCartney)
Gravação: 12 de Outubro de 1965
John Lennon odiava essa sua composição. No Brasil, Renato e Seus Blue Caps fizeram uma versão chamada “Dona do Meu Coração”. George Martin tocou pandeiro na gravação e a primeira frase da canção foi tirada de “Baby Let’s Play House”, de Elvis Presley.
Lado A
Drive My Car – (Lennon/McCartney)
Gravação: 13 de Outubro de 1965
Composição de Paul que além de dividir os vocais principais com John, também toca piano e contra-baixo. Muito bem escolhida para ser a faixa de abertura. Com um ritmo marcante e uma ótima linha de baixo; além da bela execução de George, se aperfeiçoando cada vez mais como guitarrista. Diz a lenda que Paul escreveu uma música que dizia: “I can give you golden rings; I can give you anything.” (“eu posso te comprar um anel de ouro, eu posso te dar qualquer coisa”). John Lennon lembrou que a letra lembrava “Can’t Buy Me Love”. Depois que surgiu “Drive My Car”, Paul confessou: “Na verdade, não entendo de carros. Se tenho que ir a um mecânico, só digo a ele: – Bem… eu acho que não tá muito bom…”
Norwegian Wood (This Bird Has Flown) – (Lennon/McCartney)
Gravação: 21 de Outubro de 1965
Composição de John, com uma pequena ajuda de Paul. A letra fala de um caso que John teve na época em que ainda era casado com Cynthia. George disse que estava procurando um timbre diferente para essa gravação. Não sabia o que usar até que encontrou uma sitar (ou “sítara”) no depósito da EMI. Foi a primeira vez que ele usou o instrumento indiano numa gravação. O gosto pela música e pelos instrumentos indianos pouco depois faria George se aproximar da religião oriental, adotando-a como sua filosofia de vida.
You Won’t See Me – (Lennon/McCartney)
Gravação: 11 de Novembro de 1965
Composição de Paul, que além de cantar e tocar contra-baixo, ainda faz o piano. A letra foi feita para Jane Asher, então namorada de Paul. Jane na época não retornava suas ligações telefônicas, ignorando-o. John faz os backing vocals e toca pandeiro. O órgão Hammond é tocado por Mal Evans.
Nowhere Man – (Lennon/McCartney)
Gravação: 21 e 22 de Outubro de 1965
Composição de John, feita com urgência. Na falta de inspiração para criar a canção, John Lennon se viu como um “homem de lugar nenhum”. Esse foi o primeiro passo para a criação de uma das músicas mais belas e filosóficas dos Beatles. Belíssimo arranjo de 3 vozes, feitas por John, Paul e George, mostrando a nova fase em que a banda estava.
Think for Yourself – (Harrison)
Gravação: 08 de Novembro de 1965
Composição que serviria de ponto de partida para as letras mais filosóficas de George Harrison. Paul McCartney usou seu baixo Rickenbacker com “Fuzz”, dando o som distorcido que marcou a canção.
The Word – (Lennon/McCartney)
Gravação: 10 de Novembro de 1965
Composta por John Lennon com o auxílio de Paul, a canção com um ritmo diferente trata da palavra “Amor” em um conceito universal, sendo adotado pelo movimento Hippie que ainda estava começando a surgir. Mais tarde, John comentou que a letra foi feita sob efeito do uso de maconha. George Martin é quem toca o Harmonium.
Michelle – (Lennon/McCartney)
Gravação: 03 de Novembro de 1965
A notável balada de Paul é a segunda música mais regravada no mundo, ficando atrás de uma outra composição sua, “Yesterday”.
A pedido de John Lennon, Paul resgatou uma composição sua que tinha um toque francês, mas ainda não estava concluída. Ele pediu então uma ajuda à esposa de Ivan Vaugh (o mesmo que havia apresentado Paul a John, em 1957), que era professora de francês.
What Goes On – (Lennon/McCartney/Starkey)
Gravação: 04 de Novembro de 1965
Primeira canção que trás Ringo como um dos compositores. O baterista usou uma antiga composição de John e adaptou ao seu estilo. O country não chega a ser ruim, mas em meio às outras canções do disco, esta ficou quase que esquecida.
Girl – (Lennon/McCartney)
Gravação: 11 de Novembro de 1965
Composição de John que fala sobre uma mulher irreal. Na letra, algumas referências ao cristianismo são mostradas, além da brincadeira de Paul e George, cantando “tit, tit, tit, tit…” nos backing vocals.
I’m Looking Through You – (Lennon/McCartney)
Gravação: 10 e 11 de Novembro de 1965
Outra composição de Paul que fala do abandono de sua namorada, Jane Asher. Paul toca guitarra, além de usar o seu contra-baixo Rickenbacker e Ringo toca o órgão Hammond, além da bateria. Paul chegou a gravar guitarra, coisa que ele só passou a fazer com frequencia nas músicas dos albuns futuros.
In My Life – (Lennon/McCartney)
Gravação: 18 e 22 de Outubro de 1965
Uma das mais belas músicas dos Beatles, composta em sua maior parte por John Lennon. Paul McCartney diz que ajudou em boa parte da melodia, contrariando John Lennon, que após a separação da banda, disse que fez tudo sozinho. O incrível solo de piano, em estilo barroco, é feito por George Martin, que em 1998 lançou um disco chamado “Im my life”, com Sean Connery regravando a canção.
Wait – (Lennon/McCartney)
Gravação: 17 de Junho e 11 de Novembro de 1965
Composição de John e Paul que começou a ser gravada ainda nas sessões de “Help!”, mas foi deixada de lado para só ser finalizada mais tarde.
If I Needed Someone – (Harrison)
Gravação: 16 e 18 de Outubro de 1965
Outra composição de George, que faz o vocal principal. O riff da guitarra serviu de inspiração para mais tarde compor “Here Comes the Sun”. John e Paul fazem os backing vocals e Geroge Martin toca o Harmonium
Run for Your Life – (Lennon/McCartney)
Gravação: 12 de Outubro de 1965
John Lennon odiava essa sua composição. No Brasil, Renato e Seus Blue Caps fizeram uma versão chamada “Dona do Meu Coração”. George Martin tocou pandeiro na gravação e a primeira frase da canção foi tirada de “Baby Let’s Play House”, de Elvis Presley.
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