AGENDA - The BACKBEAT

AGENDA - The BACKBEAT
Beatles Cover

♪ Tradutores

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 12 de março de 2011

Faixa a Faixa - Help!

Discografia para Download: http://maestrorobertoholandabeatles.blogspot.com/p/beatles-download.html

Lado A
Help! – (Lennon/McCartney)
Gravação: 13 de abril de 1965
Faixa-título do disco e do filme. Apesar de ser uma canção com forte apelo comercial, era uma das composições preferidas de John. "Help!" originalmente se chamaria "Eight Arms To Hold You", Paul McCartney ajudou John Lennon a escrever a música, embora ela seja mais de John. Em 1965, John achou que esta era a sua melhor música escrita, onde ele expressa seu estresse em relação ao sucesso rápido que o grupo havia alcançado e com o rumo que sua vida tinha tomado.

The Night Before – (Lennon/McCartney)
Gravação: 17 de fevereiro de 1965
Composição de Paul que faz o vocal principal. John e George fazem os backing vocals. A gravação ainda conta com John Lennon no piano elétrico.

You’ve Got to Hide Your Love Away – (Lennon/McCartney)
Gravação: 18 de fevereiro de 1965
Composição de John, inspirado em Bob Dylan. Apesar de ter sido escrita especialmente para o filme, a letra também fala das emoções de Lennon, que estava desenvolvendo sua forma de compor sobre o que sentia. A canção conta com instrumentos acústicos e dois flautistas participam da gravação. Pela primeira vez, desde “Love Me Do”, músicos de estúdio são usados em um disco dos Beatles. O arranjo das flautas foi criado pelo maestro John Scott, apesar de não constar nos créditos do disco.

I Need You – (Harrison)
Gravação: 18 de fevereiro de 1965
Segunda composição creditada a George em um disco dos Beatles (a primeira foi “Don’t Bother Me”, no With the Beatles). George fez a canção para sua namorada, a modelo Pattie Boyd. A gravação contou com o recém-adquirido pedal de volume e a canção marca a fase em que George começa a se desenvolver também como compositor.

Another Girl – (Lennon/McCartney)
Gravação: 15 e 16 de fevereiro de 1965
Composição de Paul, que além de cantar e tocar contra-baixo, pela primeira vez grava também a guitarra solo. Lembrando que Paul já tocava guitarra antes e só se tornou baixista porque Stuart Sutcliffe saiu do grupo, ainda nos tempos de Hamburgo.

You’re Going to Lose That Girl – (Lennon/McCartney)
Gravação: 19 de fevereiro de 1965
Composição de John que conta com os backing vocals de Paul e George. Paul também toca piano, além do contra-baixo e Ringo toca bateria e bongôs.

Ticket to Ride – (Lennon/McCartney)
Gravação: 15 de fevereiro de 1965
Composição de John, que considerava a música bem pesada para a época. A bateria também era inovadora, mostrando que Ringo estava acompanhando a evolução criativa dos outros músicos. Paul toca guitarra solo, além de contra-baixo.

Lado B
Act Naturally – (Morrison/Russell)
Gravação: 17 de junho de 1965
O cover da canção gravada originalmente por Buck Owens substituiu “If You Got Trouble”, composta por John e Paul especialmente para Ringo, mas deixada de lado em cima da hora. Em “Act Naturally”, Ringo faz o vocal principal e Paul faz a segunda voz. A guitarra de George dá o clima country que tanto combina com a voz do baterista.

It’s Only Love – (Lennon/McCartney)
Gravação: 15 de junho de 1965
John não gostava desta sua composição("That's The One Song I Really Hate Of Mine"), que inicialmente se chamava “It’s a Nice Hat” (“É um belo chapéu”). A versão instrumental foi incluída no álbum que trazia a trilha original do filme. George usa um novo efeito na guitarra, produzindo uma espécie de vibrato.

You Like Me Too Much – (Harrison)
Gravação: 17 de fevereiro de 1965
Outra bela composição de George, que faz o vocal principal, acompanhado de Paul na segunda voz. Paul e George Martin dividem o piano Steinway e John toca o piano elétrico.

Tell Me What You See – (Lennon/McCartney)
Gravação: 18 de fevereiro de 1965
Composição de Paul, que faz o vocal acompanhado de John Lennon. Na falta de um reco-reco, John faz o som em uma tábua de lavar roupa, lembrando as antigas bandas de Jazz e Blues.

I’ve Just Seen a Face – (Lennon/McCartney)
Gravação: 14 de junho de 1965
Composição de Paul, gravada somente com instrumentos acústicos. Antes de receber letra, a composição era chamada de “Aunt Gin’s Theme”; ou seja, “Tema de tia Gin”. George Martin lançou uma versão instrumental com esse título.

Yesterday – (Lennon/McCartney)
Gravação: 14 de junho de 1965
Pela primeira vez, só um Beatle aparece numa canção. A composição inicialmente chamada de “Scrambled Eggs” (“ovos mexidos”), surgiu enquanto Paul acordava e para ter certeza de que a música não era de ninguém, precisou mostrar para várias pessoas pelos corredores da gravadora; dentre elas, Eric Clapton, que ainda não era tão conhecido. Após confirmar que a composição tinha surgido naturalmente em sua cabeça, Paul criou a letra e a canção foi gravada apenas por ele, acompanhado por um quarteto de cordas. “Yesterday” foi considerada a composição mais importante do século XX e está entre as músicas mais regravadas do mundo, tendo mais de 2.000 versões. Dizem que Paul coleciona as gravações que outros cantores fazem desta canção.

Dizzy Miss Lizzy – (Williams)
Gravação: 10 de maio de 1965
A canção de Larry Williams era um dos grandes sucessos dos tempos do Cavern Club e ficou muito bem na voz de John que também tocou o órgão Hammond. Apesar de ser considerado o último cover gravado pelos Beatles, eles ainda lançariam anos mais tarde, no disco Let it Be (1970), a versão de uma canção tradicional de Liverpool, chamada “Maggie Mae”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


♪ Compartilhe

Bookmark and Share


♪ Listen To The Music Playing In Your Head