AGENDA - The BACKBEAT

AGENDA - The BACKBEAT
Beatles Cover

♪ Tradutores

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 5 de março de 2011

História Discográfica - Magical Mystery Tour


Após o lançamento de “Sgt. Pepper’s”, os Beatles viajaram para a Bangor, onde o guru Maharishi Mahesh Yogi dava uma palestra sobre meditação transcendental. Foi lá que receberam a notícia de que Brian Epstein, empresário da banda, havia morrido por overdose de Carbitol, um remédio usado para insônia. Esse acontecimento mudaria completamente os rumos da banda, como veremos daqui pra frente. Brian estava com os Beatles desde o início e era ele quem tomava conta de todos os negócios. De uma hora pra outra, eles estavam sozinhos, tendo que tratar de contratos e acordos que até então, eles nem sabiam da existência.

Em setembro de 1967, os Beatles se reúnem para que fosse decidido o próximo trabalho e decidem seguir a ideia de Paul McCartney para um novo filme. Em 05 de setembro começam também a gravação de “I Am the Walrus”.
Paul McCartney havia pensado no projeto de um filme voltado para a TV, ainda em abril de 1967, enquanto estava em um vôo pra os Estados Unidos. A ideia era colocar os Beatles dentro de um ônibus com várias outras pessoas desconhecidas, em uma viagem pelo interior da Inglaterra; enquanto tudo era filmado praticamente sem um roteiro. Durante esse passeio, considerado “mágico e misterioso” pelos seus organizadores, algumas músicas dos Beatles seriam apresentadas. Além de protagonistas, os Beatles ainda produziram e dirigiram o filme que teve seu lançamento em 26 de dezembro de 1967, no canal BBC.

Após a estréia, o filme foi tão criticado que uma segunda exibição foi adiada. A crítica e o público odiaram o filme, pela quantidade exagerada de piadas internas, que só a banda entendia e pela ausência total de um enredo que ligasse o filme à trilha sonora. Além disso, o filme foi exibido em branco e preto, apesar de ter sido filmado colorido. Era a primeira vez que os Beatles recebiam duras críticas.

Apesar de o filme ter sido um fracasso, a trilha sonora mostrava os Beatles em alta. A qualidade das canções provava que a banda ainda era ótima naquilo que sabiam fazer de melhor: compor e gravar.
Para o filme, 6 músicas foram compostas, sendo 4 de Lennon e McCartney, 1 de George e o primeiro instrumental lançado pela banda, composto pelos quatro. As canções mostravam ainda uma continuação do experimentalismo de “Sgt. Pepper’s”, dando continuidade à fase psicodélica dos Beatles.

Na Inglaterra, o álbum foi lançado originalmente em 8 de dezembro de 1967, como um EP duplo, contendo apenas as canções do filme: “Magical Mystery Tour” / “Your Mother Should Know” / “I Am the Walrus” / “The Fool on the Hill” / “Flying” / “Blue Jay Way”.
Nos Estados Unidos, o lançamento foi em 27 de Novembro de 1967, no formato de LP, contendo a trilha do filme no lado A e uma coletânea de singles de 1967 no lado B. Mais tarde, em 1976, o LP foi lançado em outros países e o disco com 11 canções passou a fazer parte da discografia oficial.
O EP original chegou ao 2º lugar nas paradas britânicas em 03 de janeiro de 1968. Só não conseguiu desbancar o single “Hello Goodbye” / “I Am the Walrus”, que já havia sido lançado antes da trilha do filme. Já o LP americano atingiu a maior vendagem de um disco até aquela data, chegando ao 1º lugar em 06 de janeiro de 1968 e permanecendo nesta posição por 08 semanas.
Muitos colecionadores ainda consideram o disco “Magical Mystery Tour” como uma coletânea de singles e não um lançamento oficial. Mas isso é o que menos importa. As 11 faixas mostram os Beatles em plena forma, esbanjando criatividade e competência.

O disco lançado nos Estados Unidos e o EP lançado na Inglaterra vinham com um encarte contando a história do filme. Na capa, os Beatles pousam com as fantasias usadas no clipe de “I Am the Walrus”.

Considerando uma coletânea ou não, “Magical Mystery Tour” mostra uma fase intensa da carreira dos Beatles. Com canções cheias de simbolismos e referências às drogas. Um excelente trabalho da banda em parceria com George Martin e seu assistente Geoff Emerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


♪ Compartilhe

Bookmark and Share


♪ Listen To The Music Playing In Your Head