AGENDA - The BACKBEAT

AGENDA - The BACKBEAT
Beatles Cover

♪ Tradutores

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 5 de março de 2011

História Discográfica - The Beatles For Sale

Com a explosão da Beatlemania em todo o mundo, o sucesso do filme A Hard Day’s Night, as exaustivas turnês e as apresentações em rádio e TV, o ano de 1964 estava sendo muito desgastante para os Beatles.
Apenas dois meses após o lançamento do terceiro álbum, a banda retornou aos estúdios Abbey Road para as primeiras sessões do novo disco. A essa altura, eles já não sentiam a mesma euforia dos meses anteriores e o cansaço era visível.
De 14 de agosto a 26 de Outubro de 1964, entre tantos compromissos, os Beatles produzem um novo disco para ser lançado no final do ano, aproveitando as vendas de Natal. Eles haviam concluído uma grande turnê que passava por vários países, como Suécia, Dinamarca, Nova Zelândia, Finlândia e Austrália; outra grande turnê norte-americana, com 31 apresentações em 32 dias; além das inúmeras apresentações em programas de rádio e TV no Reino Unido. Por isso, a banda precisou recorrer à velha fórmula dos dois primeiros discos e além das 8 composições próprias, também incluíram alguns covers.

Vale lembrar que o terceiro disco, A Hard Day’s Night, foi produzido somente com canções de Lennon e McCartney, o que foi considerado como uma grande evolução para a banda. Por isso mesmo, a crítica esperava mais do álbum “Beatles For Sale”, que foi considerado um disco fraco, simplesmente comercial.
Essa afirmação seria verdadeira, não fosse o grande amadurecimento musical, apresentado principalmente nas composições de Lennon & McCartney. Letras autobiográficas, melodias mais complexas e arranjos influenciados na country music, apresentada por Bob Dylan.

“Beatles For Sale” foi lançado em 4 de Dezembro de 1964 e foi o quarto álbum da banda em menos de dois anos. Na capa, os Beatles pousam no Hyde Park (Londres) com rostos cansados. A foto foi feita por Robert Freeman, que já havia fotografado para a capa de “With the Beatles”. O título do disco é uma referência ao comércio que havia em cima da imagem da banda.
O álbum alcançou o topo das paradas em 28 de dezembro, tirando A Hard Day’s Night, que estava há 21 semanas em 1º lugar. Apesar de ser considerado um disco “mais fraco” que o anterior, “Beatles For Sale” permaneceu na primeira posição por 9 semanas.

O LP trazia ainda um texto de Derek Taylor (jornalista que se tornou assessor de imprensa dos Beatles), prevendo que no futuro, se alguém perguntasse quem foram os Beatles, bastaria tocar algumas faixas desse disco para que a pessoa entendesse a importância da banda. Outro trecho do texto dizia: “Os jovens do ano 2000 sentirão muito mais bem-estar do que já sentimos hoje, porque a mágica dos Beatles, suponho, não tem limite de tempo nem de idade. Ela venceu todas as barreiras e acabou com todas as diferenças entre raças, idades e classes. É venerada por todo o mundo”. Não sabemos o que os jovens dos anos 60 pensavam sobre isso, mas com certeza, hoje vemos que Derek Taylor estava certíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


♪ Compartilhe

Bookmark and Share


♪ Listen To The Music Playing In Your Head