AGENDA - The BACKBEAT

AGENDA - The BACKBEAT
Beatles Cover

♪ Tradutores

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 8 de março de 2011

Faixa a Faixa - Please Please Me


Lado A
I Saw Her Standing There – (Lennon-McCartney)
Os Beatles abrem o disco e iniciam sua história com uma contagem. A canção escrita por Paul em 1962 tinha o título provisório de “Seventeen” e foi escolhida para abrir o disco, por se tratar de um belo rock, influenciado pelos grandes nomes dos anos 50, principalmente Chuck Berry (a linha de baixo é idêntica a “Talkin’ About You”, de Berry). A contagem de Paul não é do mesmo take. George Martin incluiu depois, na mixagem, por achar que era uma boa maneira de iniciar o primeiro disco do grupo.

Misery – (Lennon-McCartney)
Essa canção foi composta para ser gravada por Helen Shapiro(cujo empresário recusou-a) a jovem cantora que fazia turnês com os Beatles nessa época. O piano, tocado por George Martin, foi incluído após as sessões de gravação (overdub).

Anna (Go To Him) – (Arthur Alexander)
Belíssima balada que já havia sido gravada no ano anterior por seu próprio compositor, Arthur Alexander, grande nome do Rhythm & Blues e que John era fã.

Chains – (Goffin-King)
Composição de Carole King e sucesso com o grupo “The Cookies”. Foi gravada pelos Beatles com George no vocal principal. Ao todo, foram feitos 4 takes dessa música, mas o escolhido para o disco foi o primeiro.

Boys – (Dixon-Farrell)
George Martin também quis aproveitar a versatilidade de Ringo e incluiu esse cover que o baterista fazia antes mesmo de entrar para os Beatles. A gravação foi feita em um só take e trás um instrumental bem vigoroso.

Ask Me Why – (Lennon-McCartney)
Bela harmonia composta por John Lennon em 1962, inspirado em Smokey Robinson. A canção já havia sido lançada como lado B do 2º compacto, que tinha Please Please Me no lado A.

Please, Please Me – (Lennon-McCartney)
Faixa-Título do álbum e primeiro hit da banda. A canção com arranjo simples foi composta para ser uma música lenta, inspirada em Roy Orbinson e na canção de Bing Crosby, "Please" de 1932, mas aconselhados por George Martin, acharam melhor acelerá-la. A harmônica (gaita de boca) incluída na gravação, se tornaria uma marca dessa primeira fase da banda. O título apresentava o famoso jogo de palavras que John tanto gostava de usar.



Lado B
 Love Me Do – (Lennon-McCartney)
Música composta por Paul e que já havia sido lançada como primeiro single da banda. No compacto lançado em 1962, Ringo toca bateria. Mas George Martin ainda não estava completamente satisfeito com o baterista e chamou Andy White, um músico de estúdio, para tocar o instrumento na versão que foi para o disco. Aqui, Ringo só toca pandeiro e por anos ficou magoado com George Martin pela falta de confiança. Love Me Do" foi a primeira canção lançada oficialmente pelos Beatles em 1962. A versão com Pete Best só foi lançada no Anthology 1. A canção atingiu o décimo sétimo lugar nas paradas de sucesso inglesa. E só atingiria o primeiro lugar nos Estados Unidos em 1964.

P. S. I Love You – (Lennon-McCartney)
Composta para o lado B do compacto com Love Me Do, mais uma vez Andy White toca bateria e Ringo toca maracas (um instrumento de percussão). A baladinha cantada no estilo “Elvis” foi escrita por Paul em 1961, para uma namorada que ele tinha na época.

Baby, It’s You – (David-Bacharach-Williams)
Gravado originalmente pelo grupo vocal feminino “The Shirelles”. Aqui, Lennon faz o vocal principal numa belíssima interpretação e Martin acrescenta o piano após as gravações. Um de seus compositores, Burt Bacharach, viria a fazer bastante sucesso como cantor nos anos seguintes.

Do You Want To Know A Secret – (Lennon-McCartney)
Canção feita especialmente para o grupo Billy J. Krammer & The Dakotas, que colocou a canção em 1º lugar. Interpretada aqui por George, a música foi composta por John logo após seu casamento com Cynthia e inspirada nas canções infantis que sua mãe cantava para ele dormir. Atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa quando foi regravada pelo grupo Billy J. Kramer & The Dakotas e foi a primeira canção dos Beatles a atingir sucesso com outro intérprete.

A Taste Of Honey – (Marlow-Scott)
A única canção do álbum que apresenta “overdub” nos vocais foi composta por Bobby Scott Combo para o filme homônimo, lançado em 1961. Entrou para o disco por ser uma das favoritas de Paul na época em que faziam shows no Cavern Club. John odiava a canção e dizia que ela deveria se chamar “A Waste of Money” (um desperdício de dinheiro).

There’s A Place – (Lennon-McCartney)
Considerada a primeira composição mais “séria” da dupla, a música foi inspirada no disco “There’s A Place For Us” de Leonard Bernstein, com um clima mais “Rhythm & Blues”, presente em grande parte das composições de John Lennon.

Twist And Shout – (Russell-Medley)
O cover que os Beatles transformaram em um clássico do rock and roll. Martin a deixou para o final porque John certamente não conseguiria cantar mais nada após sua gravação. A música deveria sair perfeita logo na primeira tentativa, já que John estava com gripe e sem voz e dificilmente suportaria cantar outra vez. O resultado é um excelente rock and roll com Lennon praticamente gritando pra alcançar o tom da música.
Canções compostas e lançadas inicialmente por outros interprétes, os covers, foram escolhidos por George Martin e pelos Beatles. Foram escolhidas duas cançoes anteiormente interpetadas pelo grupo vocal feminino The Shirelles: "Baby It's You" e "Boys". Do cantor e compositor Arthur Alexander foi escolhida "Anna (Go to Him)". Outros importantes nomes do rock também fizeram cover de Alexander como por exemplo os Rolling Stones e Humble Pie. Os Beatles também gravaram a canção "Soldier of Love" de Alexander mas ela só foi lançada no álbum Live at the BBC. O maior sucesso entre os covers foi a canção "Twist and Shout". Em 1986 voltou as paradas de sucesso ao ser usada na trilha sonora do filme Ferris Bueller's Day Off (no Brasil, chamado de Curtindo a Vida Adoidado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário


♪ Compartilhe

Bookmark and Share


♪ Listen To The Music Playing In Your Head